2.2.10

Resolvi começar a citar aqui qualquer coisa sobre mim, influências e essas coisas. Não sei se será um post único, mas não importa.

Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Masagão (1999)

Eu era apenas uma aluna de 15 anos recém colegial que sonhava em fazer jornalismo "porque adorava escrever".
Em uma de minhas aulas sobre literatura a professora resolveu passar um filme que, segundo ela, resumia todo o século XX já que estávamos lendo qualquer coisa deste século.

Pffff, documentário? Sec XX? Uma palavra: CHATO.

Simples assim, depois de 73 minutos o filme havia mudado toda e qualquer concepção documental e imagética que eu tinha sobre o mundo e a passagem do tempo (exagerei?).

Re-assisti recentemente, há menos de seis meses atrás. O efeito não foi tão devastador quanto o primeiro, aquilo já fora instalado em mim. Ainda terminei de vê-lo com aquela lágrima quase saltando, mesmo assim.

O filme tem um enorme significado pra mim: me deu um baque, me fez querer seguir a carreira de imagem, de cinema, de foto. Pode ser apenas um amontoado de imagens em p&b, sépia e cores entreisso perdidas sobre esse século muito louco, máquinas, mini-saias e joseph stalin. Chato pra qualquer pessoa normal.

Aliás, pensando bem, as últimas linhas são um bom resumo pra esse filme.

Pra quem se interessar:

Uma resenha sobre o filme
Filme no youtube, pra quem aguentar ver em partes.

2 comentários:

Rayla disse...

eu quero muito muito assistir, mas acho que não tenho paciência pro youtube

Laís Dourado disse...

Nossa, criei expectativas! Também fiquei com vontade de assistir, vou pegar o Dvd com um amigo.hehehe!